Por: Tayse Falcão
Às vésperas no ano eleitoral os governantes deixam fora de cogitação à possibilidade de as obras em andamento atrasarem. Com os serviços que ocorrem em estradas não é diferente. Entre vias estaduais e federais, contabilizando apenas as reformas de algum destaque, são pelo menos 20 trechos com homens trabalhando. Ao todo, os investimentos no estado de Pernambuco somam cerca de R$ 1,8 bilhões. Uma das ações mais importantes é a duplicação dos 51,4 quilômetros da BR-104, que corta municípios com relevantes atuações no setor têxtil, como Caruaru, Toritama, Santa Cruz do Capibaribe, Taquaritinga do Norte e Agrestina.
Eduardo Campos ao visitar os canteiros de obras da rodovia em Caruaru nesta última terça-feira (22.09) pediu às empresas responsáveis que toquem os trabalhos também no turno da noite.
“Assim vamos gerar mais empregos e renda para o povo da região e diminuir o período de transtornos para a população”, justificou Eduardo.
Ao contrário da BR-232, que levou quatro anos para chegar a Vitória, a BR-104 vai chegar a Santa Cruz do Capibaribe e à fronteira da Paraíba antes da eleição de 2010. O pedido foi atendido de imediato e nesta última segunda-feira (28.09), o segundo turno de trabalho será aberto. Já os trabalhos no trecho que corta Caruaru serão concluídos em abril, ao invés de junho de 2010, como estava previsto, segundo o secretário de estadual de Transportes, Sebastião Oliveira.
A nova “Rodovia da Confecção” vai custar R$ 308 milhões em recursos divididos entre Orçamento Geral do Estado, Orçamento Geral da União e também do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).
As empresas Delta Construtora, Queiroz Galvão e Galvão Engenharia formam o consórcio responsável pelas obras. Além do restauro e da duplicação da pista, serão construídos dez viadutos para desafogar o trânsito de Caruaru e facilitar o acesso à rodovia – todos eles já em obras. As desapropriações também estão em ritmo acelerado. Até agora já foram pagos aproximadamente R$ 375 mil em indenizações às famílias.
O Plano Nacional Viário (PNV) estipula que todas as rodovias que possuem tráfego diário acima de 8 mil veículos precisa ser duplicada. Nos dias de pique da BR-104, como na terça-feira, quando acontece a tradicional ‘Feira da Sulanca’, o número de automóveis circulando chega a 17 mil. “São duas vezes a quantidade necessária para a duplicação. Sem essa infraestrutura não é possível melhorar o escoamento das mercadorias”, explica Sebastião Oliveira.
Moradores, turistas e comerciantes do Polo de Confecções do Agreste, formado pelos municípios de Santa Cruz do Capibaribe, Taquaritinga do Norte, Toritama, Caruaru e Agrestina serão beneficiados. As roupas fabricadas nesses municípios são vendidas em todo o Brasil e em alguns países da América do Sul. A produção estimada é de 57 milhões de peças/mês.
A BR-104 também vai interligar Pernambuco à Paraíba, via Campina Grande. “Essa rodovia liga todo o Polo de Confecções do Agreste, o mais importante do Nordeste brasileiro e que gera mais de 100 mil empregos. É um corredor que já merecia ser duplicado há algum tempo e, junto com o
Governo Federal, que a inseriu no PAC, estamos conseguindo tirá-la do papel e transformá-la em realidade”, concluiu Eduardo, que visitou as obras em companhia do Vice-Governador e Secretário de Saúde João Lyra Neto, do Prefeito José Queiroz.
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