quarta-feira, 20 de maio de 2009

Expansão do ensino a distância é defasagem na educação, diz professor

A formação a distância é a modalidade que mais cresce no ensino superior do país. O jornal O Globo informou que em 2008, o número de estudantes de graduação alcançou mais de 760 mil alunos, um aumento de 91% em relação a 2007. Segundo o professor e vice-presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, Antônio Lisboa, a expansão revela uma defasagem da oferta de educação que existe no país.
O ensino a distância é feito através de tecnologias, como a internet. Professores e alunos não precisam estar juntos na mesma sala ou em determinada hora para as aulas. Para o professor, isso faz com que a qualidade do aprendizado seja menor.
“Imagine se os professores desse país só tivessem a oportunidade de formação a distância. Como esses profissionais iriam alcançar a experiência mínima necessária que os cursos de graduação presencial devem oferecer para o seu exercício profissional? Lamentavelmente [o ensino a distância] está sendo usado apenas como efeito de marketing, para dizer que no país ouve um crescimento do acesso da educação superior.”
Antônio disse que o ensino a distância até poderia ser utilizado no processo de formação continuada, mas não para quem está em seu primeiro curso na faculdade.
“É diferente se oferecer um curso [a distância] de formação continuada para quem já tem uma graduação, já tem uma orientação clara sobre a sua formação profissional, e então, com alguma autonomia intelectual tem condições inclusive de ter uma visão crítica a cerca do que está sendo oferecido através da modalidade a distância.”

Fonte: De São Paulo, da Radioagência NP Desirèe Luíse. (www.radioagencianp.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário