quinta-feira, 30 de abril de 2009

Contag leva reivindicações do "Grito da Terra" para Lula


A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) entregou, na manhã desta quarta-feira (29), a pauta do Grito da Terra Brasil 2009 ao presidente Lula. O Grito da Terra Brasil é a principal manifestação dos trabalhadores rurais do País, que ocorre anualmente em maio. A primeira foi realizada em 1995. A pauta do Grito, entregue pelo vice-presidente da entidade, Alberto Ercílio Broch, contém reivindicações econômicas e sociais de sem-terras, assentados e agricultores familiares, que serão negociadas com cerca de 15 ministérios e secretarias do governo federal.


O eixo principal dessa edição do Grito da Terra Brasil é a preservação ambiental. A Contag é a única organização social do campo que defende mudanças no Código Florestal. Também fazem parte das reivindicações, a retomada da implementação do Plano Nacional de Reforma Agrária e o aprofundamento das políticas para fortalecer a agricultura familiar.
Após a entrega da pauta de reivindicações, a Contag e a Secretaria Geral da Presidência da República discutiram o cronograma de negociações com os ministérios e as secretarias do governo federal. Esse processo deverá ser concluído na terceira semana de maio, quando cerca de 10 mil lideranças sindicais de todo o País farão, em Brasília, uma grande manifestações.

No ano passado, o resultado das negociações com o governo federal garantiu importantes avanços nas áreas de crédito agrícola (aumento dos recursos para o Plano Safra 2008/2009), de renegociação de dívidas dos produtores rurais e de assistência técnica. A Contag estima que cerca de 679 mil agricultores familiares foram beneficiadas com as novas regras para o pagamento das dívidas com os bancos públicos.

Fonte:http://www.vermelho.org.br - Contag **Foto - Lula recebe documento do representante da Contag.

Nenhum comentário:

Postar um comentário